Mercado

Você está mesmo por dentro dos avanços da Medicina Veterinária?

14 de agosto de 2024

Última atualização: 14 de agosto de 2024

5 min

Você está mesmo por dentro dos avanços da Medicina Veterinária?

Pode parecer que não, mas o trabalho dos médicos veterinários reflete diretamente na saúde humana. Isso porque as atividades exigem um manejo específico e rigoroso com os animais e com o meio ambiente.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV, que fiscaliza, orienta e supervisiona as práticas da profissão, os valores da área são pautados em: comprometimento, cooperação, ética, integração, responsabilidade, transparência e inovação.

Por falar em inovação, a medicina veterinária passou por muitas transformações em 2024 que ainda poderão ser gozadas no ano de 2025. Veja no próximo tópico.

Inovações no mercado

Por falar em inovação, o aumento da procura por médicos veterinários demandou um avanço expressivo da tecnologia a favor das atividades laborais. A NewsLab (2023) fortaleceu esse argumento com a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no ano de 2020. Confira os novos avanços da área:

  • Ultrassonografia super portátil

O exame feito pela ultrassonografia é indolor, é indispensável para alguns diagnósticos, não necessita de anestesia e não é novidade no mercado. A inovação dá-se às versões portáteis que possibilitam que a realização do exame seja feita no ambiente que o animal já está inserido e acostumado.

Já os equipamentos considerados “super portáteis” são caracterizados por seus tamanhos reduzidos, que podem chegar a 100g. Comumente são interligados a outros dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou notebooks que exibem as informações coletadas pelo transdutor para a tela.

  • Eletrocardiograma - ECG

Outro exame não invasivo, o eletrocardiograma, também conhecido pela sigla ECG, monitora e capta as atividades elétricas cardíacas do animal.


O ECG pode ser utilizado tanto para animais de pequeno porte, quanto para animais de grande porte também.

  • Machine Learning

Machine Learning ou aprendizado da máquina (traduzido livremente) trata-se da combinação da Inteligência Artificial - IA com a Internet das Coisas - IoT presente em alguns dispositivos, considerados “inteligentes”, com capacidade de transferir dados entre si por meio de uma nuvem.

A ferramenta é uma grande aliada no dia a dia dos médicos veterinários, pois os auxilia na detecção de padrões dos animais. Isso culmina em um diagnóstico mais preciso em menor tempo.

  • Prontuários eletrônicos

A imensa montanha de papéis e acumulados de caixas dos pacientes foram substituídos por prontuários digitais. O que permite ao médico veterinário consultar o histórico do animal a qualquer momento e lugar, de forma mais rápida e prática.

Medicina veterinária na faculdade Serra Dourada

O curso de Medicina Veterinária tem a duração de 5 anos de uma jornada de estudos, focado em dois grandes eixos: os ensinos teóricos e práticos.

A grade curricular que o aluno percorrerá inclui as seguintes disciplinas: anatomia veterinária; citologia e histologia; fundamentos acadêmicos; metodologia científica e bioquímica básica. As mesmas presentes na maior parte dos cursos de ciências da saúde.

Já no último semestre, o estudante põe em prática os conhecimentos que adquiriu durante o curso, sob a supervisão de um médico veterinário, em seu estágio obrigatório (ou estágio supervisionado).

Especialize-se conosco!

Com nota 4 em 5 no MEC, a faculdade Serra Dourada conta com mais de 30 salas de aula, dois auditórios e mais de 10 laboratórios, a contar com um especial que os estudantes de Medicina Veterinária utilizam

usam para por sua experiência em prática, para depois, começar a atender a comunidade.


Por falar em laboratório, os alunos do curso colocam seus conhecimentos em prática primeiro na faculdade, só depois que eles promovem campanhas de saúde e atendem à comunidade. Entre as diversas vantagens que essa atividade pode proporcionar, os estudantes desenvolvem habilidades clínicas, diagnósticas e também de comunicação.


A título de conhecimento, após concluir Medicina Veterinária conosco, você poderá se especializar na área que mais se identificou durante a sua jornada. As especializações mais requisitadas são:

► bem-estar e comportamento animal;

► clínica médica de pequeno ou grandes animais;

► farmacologia veterinária;

► fisiologia e endocrinologia médico-veterinário;

► microbiologia médico-veterinária (virologia, bacteriologia e micologia aprimoramento genético);

► medicina veterinária preventiva (saúde pública; epidemiologia; zoonoses e planejamento em saúde animal; doenças infecciosas e parasitárias; vigilância sanitária);

► Reprodução animal (tecnologia de inseminação artificial; ginecologia e obstetrícia médico-veterinária; produção “in vitro” de embriões; transferência de embriões; clonagem animal; transgênese animal; fisiologia e manejo reprodutivo).

Saiba como realizar o seu sonho

Seja um profissional inovador e aproveite o nosso modelo de ensino que utiliza a tecnologia como ferramenta nas atividades durante a jornada acadêmica.

Clique aqui para saber mais informações sobre o curso e seja um realizador!


Yasmin de Sousa
Yasmin de Sousa

Serra Dourada