Psicologia hospitalar: o cuidado com o paciente além do diagnóstico
17 de novembro de 2025
Última atualização: 17 de novembro de 2025
3 min

A psicologia hospitalar é uma especialidade que atua em instituições de saúde como hospitais gerais, pronto-socorros, ambulatórios, unidades de internação, enfermarias e unidades de terapia intensiva. Os serviços podem incluir psicoterapia breve, grupos terapêuticos e consultoria para a equipe multiprofissional.
Diferente da medicina, que foca na doença orgânica, a psicologia hospitalar trabalha com a subjetividade do indivíduo, sua relação com a doença e o seu sofrimento. Ela adota uma visão do ser humano de forma integral, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais de forma interconectada para a promoção do bem-estar.
Os pacientes vão muito além de pessoas com transtornos mentais, abrangendo qualquer um em situação de adoecimento ou vulnerabilidade. A tarefa do psicólogo, nesse contexto, é oferecer acolhimento e suporte aos pacientes e seus familiares durante a internação.
A psicologia hospitalar vai muito além do diagnóstico, auxiliando o paciente a entender sua condição clínica e o seu plano de tratamento, além de focar em seu cuidado integral. Essa atuação pode melhorar a adesão ao tratamento do enfermo, prepará-lo para a alta e ajudá-lo a lidar com suas vulnerabilidades.
Esses profissionais realizam avaliações para coletar informações sobre a história de vida, saúde mental e rede de apoio do doente, além de realizar um acompanhamento contínuo com ele. Eles são extremamente relevantes na preparação psicológica do paciente para cirurgias e outros procedimentos, minimizando o impacto emocional e o sofrimento.
Também são responsáveis por amparar pacientes em estados terminais, processos de luto ou em cuidados paliativos, além de apoiar seus familiares no desenvolvimento da doença. Eles focam na qualidade de vida do indivíduo e no alívio do sofrimento, contribuindo para um cuidado humanizado e integrado.
Os psicólogos também gerenciam situações de crise, surtos psicóticos ou de agressividade, comportamentos suicidas e outros problemas de saúde mental, sempre oferecendo suporte e intervenções adequadas ao momento.
A lista de atuações da psicologia hospitalar é longa, mas todas elas têm em comum a colaboração com outras equipes de saúde para garantir um cuidado integral que abranja as dimensões física, psicológica e social do paciente.
Ela foca nos aspectos psicológicos relacionados ao adoecimento e ao tratamento, contribuindo para a humanização do atendimento e para a promoção do bem-estar do paciente e de sua família.
A Faculdade Serra Dourada te prepara para atuar com sensibilidade e excelência em qualquer unidade de saúde. Para saber mais, acesse o nosso site e descubra como nossa instituição pode transformar o seu futuro na psicologia.




