Psicologias plurais e o impacto no Mercado
9 de novembro de 2024
Última atualização: 9 de novembro de 2024
6 min
Psicologia
A Psicologia, do grego psique (mente) e logia (estudo), se tornou uma ciência capaz de explorar as nuances da mente humana. Desde o seu surgimento como ciência, no século XVIII, a Psicologia passou por uma ampla diversidade nas abordagens que contribuem para o entendimento comportamental e emocional do ser humano.
Essa pluralidade de atuações não é apenas um reflexo da complexidade humana, mas também uma reformulação quanto às mudanças sociais, políticas e econômicas, visto que a ciência pode ser considerada como um fruto da curiosidade humana que muda mediante a esses três importantes aspectos.
A história da Psicologia passou por marcos significativos, como a criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental, fundada por Wilhelm Wundt em 1879, e o uso de diferentes abordagens psicológicas durante a Primeira Guerra Mundial, com a necessidade de identificar as habilidades dos soldados e direcioná-los às funções mais adequadas.
A guerra acelerou a profissionalização da área, visto que essa experiência de larga escala, em campo, comprovou o potencial da Psicologia na contribuição de questões sociais e práticas, além do ambiente acadêmico.
No entanto, apesar dos esforços iniciais para consolidar a Psicologia como um campo de estudo unificado, abordagens como o Estruturalismo, o Funcionalismo, Behavorismo e até mesmo a Psicanálise mostraram-se insuficientes para explicar a complexidade do ser humano.
Em razão disso, a Psicologia atual se caracteriza por contemplar diferentes processos investigativos para a compreensão da pluralidade que compõe a mente humana.
O termo pluralidade é o que definiria melhor as diversas (e algumas, divergentes) linhas de abordagens desta ciência. Afinal, a psicologia também atua tanto no estudo das expressões humanas visíveis (comportamentos), quanto nas expressões que não podem ser vistas, como os sentimentos.
Psicologia no Brasil
No Brasil, a Psicologia foi regulamentada em 1962, e desde então, tem desempenhado um papel cada vez mais importante no cuidado da saúde mental da população e na promoção de políticas públicas inclusivas. Ao longo dessas seis décadas, o papel do psicólogo tornou-se cada vez mais plural e amplo.
Atravessando as paredes dos consultórios e das clínicas tradicionais para oferecer apoio a população, incluindo aqueles em situações de vulnerabilidade social. Além disso, os profissionais desta área, também têm contribuído para o desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida e promover uma sociedade mais justa e acessível.
A pluralidade nos congressos
O tema “diversidade” e compromisso social sempre esteve no diálogo e produções do Conselho Federal da Psicologia.
De acordo com a Tribuna de Minas (2024), a 16ª edição do Congresso de Psicologia abordou questões como psicologia, saúde mental e acolhimento da comunidade LGBTQIAPNB+ com o objetivo de promover formas acolhedoras em um espaço mais democrático, acessível e inclusivo para todos.
Sob essa perspectiva, esses congressos costumam ser boas oportunidades para formar redes de apoio, trocas de experiências e respeito às diversidades que compõem o nosso país.
Ao portal do Conselho Federal de Psicologia (2024) o presidente, Pedro Paulo Bicalho, fala sobre a pauta que foi abordada e ressalta sua importância no convívio social: “promover formas acolhedoras da diversidade é algo que muda nossa forma de nos relacionarmos simbólica e afetivamente com a diferença da deficiência”.
Acolher não se limita apenas a respeitar o espaço do outro, mas também, compreender as complexidades humanas que, muitas vezes, não são percebidas. Afinal, dentro de cada indivíduo há um universo próprio de ações, reações, emoções que nem mesmo a Psicologia pode definir como imutável. Não é para menos que o termo pluralidade foi usado para definir melhor as diversas (e algumas, divergentes) linhas de abordagens desta ciência.
Um Mercado de Trabalho plural
O Mercado de Trabalho para psicólogos no Brasil está cada vez mais diversificado, com oportunidades além dos consultórios e clínicas tradicionais. Hoje, podemos encontrar esses profissionais em áreas diversas áreas, como, por exemplo:
🔹políticas públicas;
🔹educação;
🔹empresas; e
🔹instituições sem fins lucrativos.
Segundo a CBN (2024) um ambiente de trabalho mais diversificado promove um convívio mais saudável, representativo e equitativo (justo) que impactam positivamente na produção laboral.
Em contrapartida, a CBN também citou as desvantagens na implementação desses ambientes inclusivos nas empresas. A lista conta com:
► viés inconsciente - o preconceito influencia nas decisões e comportamentos em relação aos colegas de trabalho;
► barreiras estruturais - estruturas organizacionais, políticas e práticas de algumas empresas que perpetuam a exclusão e a desigualdade no ambiente;
► falta de representatividade - a ausência de modelos e referências podem limitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento do profissional;
► cultura organizacional - pode influenciar significativamente na resistência à mudança e à inclusão no ambiente de trabalho devido a crenças enraizadas, medo do desconhecido ou falta de compreensão sobre a pluralidade.
Psicologia na Serra Dourada
Na faculdade Serra Dourada, o curso de Psicologia proporciona uma formação completa e prática, com cinco anos de aprendizado focado tanto em teorias tradicionais quanto em abordagens modernas. Além de um corpo docente composto, em sua maioria, por especialistas, mestres e doutores com registro profissional ativo, que acompanham os estudantes durante toda a jornada acadêmica.
Além do mais, na Faculdade, os estudantes têm a oportunidade de executar projetos reais em Experiências Aplicadas, participar de Projetos de Extensão e atender na Clínica Novos Ventos, uma clínica-escola com estrutura altamente equipada para a realização de atendimentos de Psicologia Clínica.
Você está pronto para construir uma nova história juntos?
Acesse Serra Dourada Psicologia, para saber mais!
Yasmin de Sousa
Serra Dourada