Dia das Mulheres: uma mensagem especial da CEO Débora Guerra
8 de março de 2024
Última atualização: 8 de março de 2024
2 min

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Dia de reconhecer e dizer que temos que continuar na luta diária pela igualdade, pela possibilidade da escolha e pela oportunidade através da educação!
Começo dizendo que ser gestora e empreendedora ainda em ambientes predominantes masculinos, não é fácil! Ser uma mulher na liderança de cargo executivo, mesmo na educação, é sempre desafiador. Porque os cargos na educação até as coordenações são na sua grande maioria ocupados por mulheres. Mas na alta direção e mais ainda como fundadoras e donas do seu negócio educacional somos minoria.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo menos 400 mil mulheres atuam na educação superior pública e privada no Brasil. E essa participação vem crescendo, em média, 5% a cada ano, tornando a ocupação feminina nos cargos de liderança mais comum.
No entanto, ainda temos muito a conquistar e afirmo, como gestora educacional de uma instituição que acredita no poder transformador da educação, que novos degraus são possíveis de serem alcançados por meio dela.
Explico!
A educação pode promover para a mulher este lugar da escolha. Através do estudo, ela pode conquistar a liberdade, principalmente a econômica, que a permite escolher onde deseja estar e onde deseja chegar.
Com a Educação, também conseguimos nos resguardar ao conhecer a fundo o trabalho que realizamos. Quando estudamos e colocamos em prática esses ensinamentos na gestão, gerando resultados, conquistamos credibilidade e força, pois é fato que as mulheres precisam estar, a todo momento, provando ao mundo as suas habilidades e capacidades.
O desafio da gestão feminina passa pela necessidade do nosso empoderamento, da nossa união e de acreditar que a gente pode cada vez mais conquistar o espaço que a gente deseja. À frente da Trivento Educação, tenho como um dos meus principais objetivos despertar nas colaboradoras e alunas essa visão de que podem ser e chegar onde quiserem, desde que a educação seja o caminho!
Finalizo esta reflexão com um belíssimo e verdadeiro trecho da música “Nunca pare de sonhar”, de Gonzaguinha: “Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será”.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Débora Guerra, CEO da Trivento Educação
Serra Dourada