Como a saúde bucal influencia a saúde geral do corpo?
31 de outubro de 2025
Última atualização: 31 de outubro de 2025
3 min

A boca é a porta de entrada para nutrientes necessários aos indivíduos e desempenha funções essenciais para a saúde do corpo, como a digestão, a respiração, a fala e a comunicação. Entretanto, ela também permite o acesso de microorganismos, como vírus e bactérias, ao restante do corpo humano.
Através da corrente sanguínea, vírus e bactérias podem se espalhar pelo organismo e causar infecções, além de agravar doenças crônicas. Também é a partir de enfermidades da própria boca, como cáries e doenças periodontais (gengivite e periodontite), que ocorre a perda dentária e a dificuldade de mastigação dos alimentos, condições que afetam a digestão e a nutrição adequada de uma pessoa.
Além de causar dor e desconforto intensos, problemas bucais podem afetar a fala e impactar negativamente a saúde mental e a autoestima de um ser humano. A perda de dentes ou o descontentamento com a aparência pode levar à baixa autoestima e ao isolamento social. Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho: “uma pessoa que não está confortável com seu sorriso tem mais dificuldade de se comunicar e isso pode levar inclusive a problemas psicológicos. Ter uma boca saudável e funcional é importante para muitos aspectos da saúde física e mental.”
Para além das enfermidades locais da boca, doenças infecciosas como o Covid-19, varíola, herpes, sífilis e HPV, também infectam o corpo através desse órgão. Por isso, a saúde bucal vai muito além da estética e do cuidado com os dentes, ela está diretamente ligada à saúde geral do corpo humano.
Em relação às doenças cardíacas, as bactérias orais podem se instalar nas válvulas do coração e causar endocardite infecciosa, além de aumentar o risco de arteriosclerose, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). Em problemas pulmonares, a inalação de bactérias da boca pode levar a infecções respiratórias, como a pneumonia. E na diabetes, o cuidado com a saúde bucal é fundamental para a manutenção dos níveis glicêmicos.
Separamos alguns hábitos para você cuidar da sua saúde bucal.
Como cuidar da saúde bucal?
- Escove os dentes após as refeições e use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana;
- Evite o consumo excessivo de açúcar e álcool, que contribuem para problemas bucais;
- Mantenha o hábito de trocar a escova de dentes a cada três meses ou sempre após uma infecção, como gripe;
- Realize visitas regulares ao dentista, consultas periódicas permitem a prevenção e o tratamento precoce de doenças.
Curso de Odontologia da Serra Dourada:
Pensando na importância do tratamento odontológico para a saúde bucal e consequentemente, a saúde geral do corpo, que tal seguir uma carreira especializada no cuidado humano? Venha fazer Odontologia na Faculdade Serra Dourada e tenha acesso a uma formação completa e preparada para os desafios da prática odontológica moderna.




