Em parceria com a Universidade Unisuam, do Rio de Janeiro, a Faculdade Serra Dourada de Altamira oferece 10 vagas para ingresso no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local – Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu).

Mestrado recomendado pela Capes

As aulas acontecerão de
duas formas em dois momentos:

Inicie sua inscrição agora!

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2022.
Não perca tempo, as vagas são limitadas.

Linhas de pesquisa

(mais informações sobre cada uma no edital):

Estado, Sociedade e
Desenvolvimento Local

Cadeias Produtivas Sustentáveis

Gestão da Inovação e Empreendedorismo

FAQ

O Mestrado em Desenvolvimento Local – PPGDL / UNISUAM – é um mestrado multidisciplinar, direcionado para todas as áreas de conhecimento. Surgiu da necessidade de atender a uma demanda interessada em dar segmento a seus estudos com ênfase em temas vinculados ao Desenvolvimento Local Sustentável, em seus variados aspectos: econômico, social, educacional e ambiental. O programa possui as linhas de pesquisa: “Estado, Sociedade e Desenvolvimento Local”, “Cadeias Produtivas Sustentáveis” e “Gestão da Inovação e Empreendedorismo” e vários Projetos de Pesquisa e Extensão vinculados a essas linhas. O PPGDL tem atuado no sentido de conseguir excelência em suas pesquisas científicas, o que já permitiu uma larga produção bibliográfica de professores e alunos e, ainda, o registro de várias patentes.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

O mestrado em Desenvolvimento Local, da UNISUAM é reconhecido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e alcançou na última avaliação quadrienal (2013-2016), a NOTA 4.

O Mestrado tem duração de 2 anos. As disciplinas são ofertadas de modo que, no 1º ano, cumpra-se as disciplinas presenciais e no 2º ano, escreva a sua dissertação e cumpra as defesas no prazo.

No seguinte modo:

1º semestre: 4 disciplinas.

2º semestre: 4 disciplinas.

3º semestre:  disciplinas de orientação e qualificação do projeto.

4º semestre: defesa final da dissertação.

O aluno tem que cursar 4 disciplinas eletivas e 4 obrigatórias dentro do curso, mais a qualificação e defesa da dissertação.

Se porventura deixar de cumprir esse cronograma nas disciplinas logo no 1º e 2º semestre, o que ocorrerá é que, no 3º semestre onde você apenas se dedicaria a pesquisa e escrever o projeto para qualificar junto a banca, terá ainda que cursar o restante das disciplinas. Pois no 4º semestre apenas poderá ir para a defesa final tendo cumprido os créditos de sala de aula, até o 3º semestre.

Primeiro é necessário realizar a inscrição no site https://serradouradaaltamira.com.br/mestrado/

Após a inscrição, o candidato precisa passar pelas provas de conhecimento e inglês; 

Em seguida acontecerá uma entrevista e análise de currículo, sendo aprovado nestes processos, está apto a realizar a matrícula.

Patrícia Maria Dusek
Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (2014)/Gama Filho. Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes, onde também obteve o título de graduação na mesma área.

Especialista em Direito pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc de Revistas Científicas. Articulista, palestrante e conferencista bilíngue em eventos nacionais e internacionais. Coordenou os Cursos de Direito da Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade. Experiência de mais de 10 anos em coordenação de cursos.

Pesquisadoras na área de inovação e sustentabilidade, com patentes relacionadas aos temas pesquisados. Atualmente coordena o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, onde também leciona as disciplinas Governança Corporativa Ambiental, Desigualdades Socioespaciais, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Legislação Empresarial.

Inscreva-se para a live e deixe a sua dúvida!

Tira Dúvidas sobre o Mestrado com a coordenadora do curso. Clique aqui para se inscrever e deixar a sua dúvida. A live será no dia 24/1 (segunda-feira), às 19h, pelo Youtube.