O uso de drones na Engenharia e Arquitetura

Os drones são muito usados hoje em dia, mas não apenas para tirar belas fotografias, gravar vídeos incríveis ou mapear uma região. Eles ganharam novas funções muito importantes para empresa e indústrias que crescem a cada dia.

É um veículo aéreo não tripulado, com alto grau de automatismo, controlado remotamente, que pode realizar inúmeras tarefas. Foi criado pelo engenheiro israelita Abe Karem na década de 70 para fins militares, porém atualmente já é utilizado em diversas finalidades que vão desde entrega de órgãos humanos em hospitais até mesmo no auxílio de guerras. “Drone é considerado uma aeronave não tripulada categorizada como aeromodelo, usada para outros fins que não a recreação, sendo uso comercial, corporativo ou até mesmo experimental (ANAC, 2017, p. 07)

Os drones como maquinismos de inspeção e monitoramento são inovações já adeptas na indústria devido a sua facilidade, baixo custo para utilização e excelente retorno do serviço prestado em relação a forma de execução anterior em que necessitavam de aeronaves tripuladas, pontos de aterrisagem e mão de obra altamente especializada. Peter Drucker (2008) define inovação como sendo a capacidade de atribuir novos contornos aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza.

A aplicação desta tecnologia é de extrema importância pois permite uma coleta de imagens, dados e filmagens que agrega valor na garantia de qualidade no gerenciamento da obra civil, uma vez que possibilita avaliar o estado da mesma, para uma perícia, acompanhamento periódico ou até mesmo verificar suas condições de segurança. Essas imagens e dados além do caráter técnico que possuem, também auxiliam na gestão como um todo no projeto, por conseguir tornar perceptível para as partes interessadas informações diversas acerca do mesmo.

É uma ferramenta que auxilia o profissional a gerar relatórios detalhados capazes de garantir que o desenvolvimento da obra esteja sendo executado com a qualidade prevista no projeto. O drone obtém imagens precisas, em alta resolução e poupa o profissional, seja de engenharia ou arquitetura, do risco físico que antes era submetido.

O drone é uma ferramenta que a engenharia pode utilizar facilmente como um todo, seja em relatório, inspeção visual, monitoramento, auditoria ou perícias. Para gerenciamento de obras e acompanhamento periódico, o drone pode ser o equipamento ideal tendo em vista o custo benefício. Realizar voos com aeronaves tripuladas para monitorar obras tornou-se inviável com a vinda os drones. Para a aeronave tripulada seria necessário pessoas qualificadas, espaço físico e recursos que muitas vezes as obras não disponibilizam. Com o drone todos esses recursos não são necessários.

Autor: Mariana Paula Miranda (Trabalho de Conclusão de Curso – FUPAC 2020)

Texto escolhido por Shayra Lauar, Empreendedora dos Cursos de Engenharia e Arquitetura da Faculdade Serra Dourada Altamira. 

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp