Uso do Fio Dental

O fio dental deve ser usado assim que a criança apresentar mais de um dente lado a lado. Este será o único objeto possível para a limpeza entre os dentes.

O uso diário do fio dental como complemento da higienização bucal tem efeito benéfico sobre a saúde dental e gengival. No entanto, por falta de coordenação motora, não se deve esperar que crianças com menos de oito anos sejam capazes de usar o fio dental corretamente, havendo a necessidade de auxílio por parte da mãe ou responsável.

Devido à grande prevalência da doença cárie interproximal (entre os dentes) um estudo foi realizado em crianças pré-escolares no município de Gurupi, com o objetivo de verificar a prática do uso do fio dental e as dificuldades encontradas pelas mães de crianças de 2 a 8 anos. 

Os resultados demonstraram que as crianças não recebem adequadamente a limpeza interdental (84%) e os principais motivos alegados pelas mães foram: ausência de hábito de uso diário do fio dental (36%), o produto é caro (22%) e as crianças não deixavam passar o fio dental (38%). 

A partir deste estudo foi possível concluir que as dificuldades que influenciam e interferem no uso do fio dental, são a falta de esclarecimento quanto à importância dessa técnica e a ausência do hábito da parte dos pais (RANK, RCIC, RANK, MS, DIB, JE. DIFICULDADES MATERNAS QUANTO AO USO DO FIO DENTAL EM CRIANÇAS. Publ. UEPG Ci. Biol. Saúde, Ponta Grossa, 12 (3): 31-38, set. 2006).

Por isso, mais uma vez é necessário reforçar que o uso de fio dental é fundamental por todas as crianças e é extremamente importante o auxílio ao uso do fio dental em crianças, até completarem 8 anos.

Somente com esta atitude poderemos ter crianças livres de cáries entre os dentes.

Observação: Existem no mercado variações do fio dental que podem ser usados com a mesma eficácia.

 

Escrito por Carolina Lage. Empreendedora do Curso de Odontologia da Faculdade Serra Dourada Altamira. 

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp