Transtornos Alimentares e Odontologia

Vivenciamos atualmente inúmeros problemas na nossa sociedade, derivados de uma busca pela perfeição e por tentativas de se enquadrar em “padrões” denominados como perfeitos pela sociedade.

Um desses problemas são os transtornos alimentares. Estudos brasileiros demonstram o aumento significativo de adolescentes com esses transtornos. A Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, em seu boletim de 2019, trouxe dados como a incidência aproximada de bulimia nervosa de aproximadamente 13 casos a cada 100 mil indivíduos por ano.

Esses dados são alarmantes, mas o importante é que os profissionais de saúde e os pais estejam atentos e conheçam sobre esses transtornos.

Os transtornos alimentares manifestam-se de forma combinada ou separadamente e podem estar associados a diferentes tipos de comportamento. Mas o principal é que estes transtornos têm potencial de influenciar a saúde geral e também a saúde bucal das pessoas.

Os transtornos alimentares são divididos em 3 principais diagnósticos:

  • Anorexia nervosa
  • Bulimia nervosa
  • Transtorno alimentar não especificado de outra forma

Cirurgião-dentista x 

Distúrbios alimentares

Os cirurgiões dentistas podem ser os primeiros profissionais a desconfiar destas alterações, pois os distúrbios alimentares podem estar associados a alterações na saúde bucal. As alterações bucais variam de transtorno para transtorno, mas podem incluir desde erosão dentária, hipersensibilidade, até aumento de lesões de cárie dentária.

Está aí mais um motivo para as visitas rotineiras ao consultório odontológico. Não deixe de levar seu filho, principalmente o adolescente ao seu dentista! E você, profissional ou futuro profissional, não negligencie nenhum transtorno, pois a saúde é algo interligado e indissociável.

Referências: Johansson et al., 2012; Hermont et al., 2013.

Escrito por Carolina Freitas Lage. Empreendedora do Curso de Odontologia da Faculdade Serra Dourada de Altamir

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp