Como os profissionais da saúde podem atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem três diferentes níveis de atenção à saúde. São eles: nível primário, secundário e terciário. E qual é a diferença entre esses níveis?

O nível primário é considerado a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, onde ações de promoção à saúde e prevenção de doenças são realizadas. Neste nível não há tratamento de doenças ou procedimentos complexos. Exames e consultas de rotina são realizados para manter uma vida saudável do indivíduo. Dependendo do estado de saúde do paciente, este é encaminhado para os níveis secundário e terciário.

As ações no nível primário podem diminuir consideravelmente o agravamento de doenças não transmissíveis, como a diabetes e doenças cardiovasculares. Os profissionais de saúde podem desenvolver campanhas de prevenção e promoção à saúde, palestras, desenvolvimento de cartilhas informativas, dentre outras ações que objetivam orientar a população sobre os cuidados com a saúde.

No nível secundário, o paciente recebe atendimento de profissionais da saúde mais especializados, como cardiologistas por exemplo. O paciente se submete a exames para diagnóstico da doença e tratamento específico.

Já no nível terciário, o paciente passa por procedimentos de alta complexidade, pois sua doença evoluiu para um estágio mais grave, precisando até mesmo de exames invasivos e cirurgias. A reabilitação do paciente também se encontra neste nível. O objetivo do profissional da saúde é restabelecer as funções do corpo que ficaram debilitadas com a doença.

Os profissionais da saúde precisam estar aptos para atuar em todos os níveis de atenção da saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, tratamento e recuperação do indivíduo, sempre visando a equidade e integralidade do paciente.

 

Escrito por Flávia Ribeiro, Empreendedora dos Cursos de Saúde da Faculdade Serra Dourada Altamira. 

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp